

De 9 a 14 de junho, a Cooperfarms participa de mais uma edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, um dos maiores eventos agropecuários do Brasil. O estande da cooperativa está consolidado como o principal ponto de encontro dos associados durante a feira, sendo um espaço de apoio, troca de conhecimento técnico e conexão com empresas e instituições do setor.
No último sábado (31), a Fazenda Osman, em Barreiras, recebeu produtores, técnicos e associados da Cooperfarms para o Dia de Campo de Sorgo, realizado em parceria com a Ide Pesquisa & Consultoria, do cooperado Milton Ide. O evento reforçou a importância da cultura na diversificação produtiva da região e destacou seu papel estratégico tanto no campo agronômico quanto na construção de cadeias produtivas mais sustentáveis e verticalizadas.
Ao todo, foram apresentadas 35 variedades de sorgo, além de híbridos de milheto, com avaliações de características agronômicas, produtividade e adaptação às condições do Oeste da Bahia.
O encontro acontece em um momento de expansão do sorgo na região. Segundo levantamento do setor técnico da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), publicado em 22 de maio, a área plantada com sorgo na safra 2024/2025 alcançou 160 mil hectares, um crescimento de 6,7% em relação à safra anterior. Esse aumento reforça a aposta dos produtores na cultura, que vem se consolidando como uma alternativa rentável e de grande importância tanto para a saúde do solo quanto para a viabilidade de novos projetos agroindustriais.
“O objetivo deste dia de campo é levar informação técnica qualificada para que o nosso associado tome decisões assertivas. Do ponto de vista agronômico, sabemos dos benefícios que o sorgo traz como fonte de matéria seca e, especialmente, no controle de nematoides, contribuindo para a sustentabilidade produtiva”, destacou o diretor comercial da Cooperfarms, Rubens Shigueo.
Além dos ganhos agronômicos, o sorgo também tem se mostrado peça-chave na estratégia de desenvolvimento econômico regional, conforme ressaltou o presidente da Cooperfarms, Marcelino Kuhnen. “O Oeste da Bahia é uma região consolidada nas grandes culturas, como milho, algodão e soja. Agora, nosso desafio é apostar em novas culturas e na verticalização, com projetos voltados, por exemplo, para a produção de etanol e proteína animal. Ao transformar grãos em produtos de maior valor agregado, mudamos completamente o patamar econômico da região”, afirmou.
Para o associado Dante Gabriel Paganella, os efeitos do sorgo no manejo do solo são bastante expressivos. “O sorgo é uma cultura extremamente resiliente à seca, sendo uma excelente opção para a safrinha. Além disso, temos observado que áreas onde implantamos soja após resteva de sorgo apresentam melhores resultados. Isso se deve ao seu sistema radicular muito agressivo, que promove a formação de galerias no solo, facilitando o desenvolvimento das raízes da soja, nossa principal cultura de verão”, explicou.
A Cooperfarms deu um passo decisivo na formação de suas lideranças ao lançar, na última terça-feira (27), a Academia de Liderança Cooperfarms, em um evento que reuniu cooperados, gestores e colaboradores. A abertura foi marcada pela palestra “Crescer, Competir e Vencer no Agro”, ministrada por Marcelo Prado, CEO da MPrado Consultoria, uma das maiores autoridades em gestão e desenvolvimento do agronegócio no Brasil.
Encontro abordou o cenário da soja e do milho e reforçou os ganhos que os cooperados podem alcançar com a industrialização e os benefícios fiscais exclusivos das cooperativas
No último sábado (26), a Escolinha de Futebol Cooperfarms promoveu uma ação especial voltada para a saúde e bem-estar de seus alunos. Criado em 2021, o projeto atende crianças e adolescentes de 5 a 15 anos no turno inverso ao escolar, acolhendo filhos de associados e colaboradores, bem como estudantes de escolas públicas.
Com o objetivo de fortalecer a silvicultura como alternativa sustentável e estratégica para o agronegócio, a Cooperativa de Produtores Rurais (Cooperfarms) promoveu, na última quarta-feira (09), o Workshop de Silvicultura. O evento reuniu produtores rurais, investidores, técnicos e especialistas do setor, abordando o potencial do cultivo de florestas comerciais para suprir a crescente demanda por biomassa na região.
Reforçando o compromisso com a transparência e a proximidade com os cooperados, a Cooperfarms realizou ontem (07), um encontro com os associados da região de Barreiras. Durante a reunião, o Conselho de Administração, junto à diretoria executiva e comercial e ao departamento de commodities, detalhou os resultados da cooperativa referentes ao exercício de 2024, já previamente divulgados na Assembleia Geral de sexta-feira (28/03).
A Cooperativa de Produtores Rurais (Cooperfarms) apresenta o balanço da safra atual, com base em uma amostra de 30 associados. Até o momento, aproximadamente 95% da área plantada com soja já foi colhida, permitindo uma avaliação precisa dos resultados obtidos.
Na quinta-feira (03), o Conselho de Administração da Cooperfarms e a diretoria executiva estiveram reunidos com os associados da região de Rosário para apresentar os resultados da cooperativa referentes ao exercício de 2024.
A convite da multinacional Itafos, especializada na produção de fertilizantes fosfatados, o Conselho de Administração e a diretoria executiva da Cooperfarms realizaram, na quarta-feira (02), uma visita à planta industrial da empresa, localizada em Arraias, Tocantins. O grupo foi recebido pelo presidente da Itafos no Brasil, Felipe Coutas, e pelo diretor comercial, Roberto Barreto, que apresentaram as instalações e o processo de extração e beneficiamento da matéria-prima.
Pelo sexto ano consecutivo, os associados da Cooperfarms decidiram pela distribuição dos recursos das sobras. A decisão foi tomada em assembleia na última sexta-feira (28/03), reforçando o compromisso da cooperativa com a transparência e o retorno financeiro aos seus cooperados.
Com o objetivo de apresentar os benefícios do cultivo de florestas comerciais e suas aplicações no agronegócio, a Cooperativa de Produtores Rurais Cooperfarms) promoverá, na próxima quarta-feira (09), o Workshop de Silvicultura. O evento será realizado no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, a partir das 7h30, e contará com visita técnica à tarde na Fazenda Planalto, localizada no município de Barreiras.
A iniciativa, lançada durante a nona edição do Encontro de Mulheres Cooperfarms, na última quinta-feira (20), disponibilizará três academias distintas: Academia de Sucessores, Academia de Gestores e Academia de Liderança Feminina, em parceria com a MPrado Consultoria.
A nona edição do Encontro de Mulheres Cooperfarms, realizada na quinta-feira (20), em Luís Eduardo Magalhães, reuniu produtoras rurais, lideranças e profissionais do setor para um debate enriquecedor sobre o protagonismo feminino no agronegócio.
A Cooperfarms participou ativamente do I Fórum das Mulheres Agroparceiras do Oeste Baiano, evento que celebrou e fortaleceu o protagonismo feminino no setor agropecuário da região. Realizado na última sexta-feira (14), no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, o evento reuniu mais de 350 mulheres que atuam no agronegócio, promovendo a troca de conhecimento, experiências e inovações.
A Cooperfarms realizará, no próximo dia 28 de março, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e a Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O evento ocorrerá de forma híbrida, presencialmente na sede da Cooperativa, localizada na Av. Luís Eduardo Magalhães, nº 2391, Bairro Jardim das Acácias 3ª Etapa, em Luís Eduardo Magalhães – BA, e virtualmente por meio da plataforma Microsoft Teams.
No próximo dia 20 de março, a Cooperfarms realiza a nona edição do Encontro de Mulheres, um evento que visa fortalecer o protagonismo feminino no agronegócio. A partir das 14h, no espaço Território Lounge, em Luís Eduardo Magalhães, produtoras rurais, lideranças e profissionais do setor se reúnem para compartilhar experiências e debater os desafios e oportunidades para as mulheres no agro.
A Cooperfarms celebra o Dia Internacional da Mulher reconhecendo a força, a dedicação e o talento das mulheres que fazem parte da cooperativa. Atualmente, 47,5% do quadro de colaboradores da Cooperfarms é composto por mulheres. Na liderança, elas são maioria, representando 57,14% dos cargos de gestão.
Com o objetivo de ampliar o suporte técnico e comercial aos cooperados, a Cooperfarms anunciou, na semana passada, a contratação do engenheiro agrônomo Felippe Freire Medrado, que passa a integrar o time comercial da cooperativa, com atenção ao departamento de sementes.
De acordo com o último boletim de safra da Aiba, divulgado no início deste mês, o Oeste da Bahia deve colher aproximadamente 123 mil hectares de milho nesta safra, registrando uma redução de 8,9% em relação ao ciclo anterior. A retração deve-se, em grande parte, aos desafios enfrentados na hora de comercializar o grão.